Páginas

Os maravilhosos poderes da Umectação.

Oi, pessoas!

     Bem, no post de hoje eu vou falar sobre a Umectação, que faz parte da etapa da Nutrição do Cronograma Capilar - assunto para o post da próxima semana. Umectação, ou simplesmente "U", como é chamada em alguns grupos de Facebook, consiste na aplicação de óleos ou manteigas vegetais puros no cabelo (que pode estar sujo ou limpo) com a finalidade de repor a camada lipídica perdida por agressões químicas como descolorações, alisamentos e tinturas, ou por atritos do dia a dia, como a escovação, uso de ferramentas de calor no cabelo, poeira, água salgada e inúmeras mais.
     Na prática, são aplicados óleos vegetais como azeite extra-virgem, óleo de rícino, óleo de argan, óleo de côco e entre outros, os citados sendo os mais fáceis de serem encontrados com uma volta ao supermercado ou à farmácia mais próxima. São deixados repousando nos cabelos em um período mínimo de duas horas até doze - o mais indicado para o ato é dormir com o óleo na cabeça, pois o cabelo absorve melhor as propriedades. São proibidos, então, óleos ou manteigas que contenham em sua composição qualquer coisa a mais do que o extrato da planta do qual foi feito - Acostumem-se a ler composições, minha gente! A técnica da umectação é milenar, surgiu na Índia e agora é praticada por diversas pessoas no mundo todo, não precisa ter receio do cabelo apodrecer ou cair, até porque estimula o crescimento - novamente, história para outro post...
   
Como o cabelo perde vários nutrientes a todo momento, você precisa descobrir qual o principal que precisa ser reposto naquele momento - se o seu cabelo está poroso, com frizz e um volume "feio", você vai acertar ao se jogar na umectação! Aí é só escolher o óleo de sua preferência, e aí vai uma pequena lista para te ajudar a escolher:
Óleo de Ojon : Sem dúvidas o meu preferido! Super parceiro de quem utiliza química os fios, protege e restaura a estrutura capilar, depositando uma elevada quantidade de lipídeos. Doa extremo brilho aos cabelos e os deixa altamente maleáveis.
Óleo de Côco: Um dos queridinhos de todo mundo - altamente condicionante e rico em proteínas, penetra da cutícula ao córtex, é mais indicado para umectações noturnas para conseguir esse efeito, que leva até oito horas com o óleo no cabelo.
Azeite de Oliva E.V.: Suaviza as cutículas, e é um dos mais usados pela facilidade - pelo menos na minha casa, sempre está na cozinha. Rico em antioxidantes, ele ajuda a restaurar o equilíbrio do couro cabeludo e dos fios.
Manteiga de Karité: Rica em vitaminas A, D, E e F é um santo remédio para cabelos fracos e ressecados. Altamente emoliente, nutre e repara os fios capilares com maestria.
Óleo de Abacate: Com um alto teor proteico e vitamínico - A, D, E e mais - atua com um alto poder condicionante, garantindo maciez e sedosidade.
Óleo de Argan: Vocês já devem ter ouvido falar dele - e muito. Puro, é um dos melhores óleos que já utilizei, apesar de ser um dos mais caros; seus principais benefícios estão entre reconstruir profundamente os fios e restaurar o brilho.
Óleo de Cenoura: Rico em betacaroteno, vitaminas A e E, é altamente hidratante, deixando os cabelos maleáveis.
Manteiga de Manga : Extraída do caroço da manga, é rica em ácidos graxos essenciais, e glicerídeos. Esses ativos conferem maciez, reparação e sedosidade aos fios.
Óleo de Rícino: Prefiro usá-lo diluído em outros óleos ou cremes, devido à sua alta viscosidade. É altamente umectante, doando e mantendo a umidade selada nos fios. Também é doador de brilho, e pode ser achado em farmácias.
Óleo de Amêndoas: Encontrado facilmente em farmácias, com um preço baixo, é um dos óleos menos gordurosos, sendo facilmente absorvido pelo cabelo.
         Se você é como eu, já deve estar se perguntando como que faz para tirar essa sujeirada da cabeça. Bem, é importante que você não molhe logo de cara o cabelo, porque só vai dificultar a retirada, já que água e óleo não se misturam. O que eu faço é usar algum condicionador livre de petrolatos e silicones, como o Yamasterol amarelo - nem só de schwarzkopf se vive, meu amor! - aplico, pauso, enxáguo e procedo com a lavagem normal dos fios. É importante enxaguar bem, para que seu cabelo não fique oleoso.
        Agora é só escolher o seu e se jogar! Até a próxima semana, pessoal.

Nenhum comentário

Postar um comentário

Layout por Maryana Sales - Tecnologia Blogger