Como Recuperar Um Cabelo Danificado - O Cronograma Capilar
Que atire a primeira pedra quem nunca fez alguma reclamação sobre o próprio cabelo, principalmente após realizar algum procedimento químico nos fios, que acabam por perder muitos nutrientes. As mais abastadas podem recorrer a tratamentos no salão em todas as lavagens, mas elas não são como a maioria de nós, que irá recorrer às promessas de salvação do Cronograma Capilar.
O Cronograma Capilar é um método de tratamento para os fios, que tem a finalidade de devolver a eles tudo o que perderam, e pode ser dividido em 3 etapas
Hidratação, que consiste em repor a água e deve ser feita com maior frequência*;
Nutrição, que repõe nutrientes e lipídios, é a fase "preferida" de muitas cabeleiras;
Reconstrução, que, por fim, repõe as proteínas perdidas, e deve ser a menos frequente*;
* representa o cabelo em condições normais da fibra.
Até aí, tudo bem, né? Agora, vamos partir para a prática. Tudo começa com você identificando o real estado do seu cabelo - nada de exageros!
Um cabelo saudável: Tem brilho, elasticidade, é macio, tem "peso" e não é áspero, além de contar com um crescimento mensal entre 1cm e 1,5cm. Esse é o nirvana capilar!
Um cabelo levemente danificado: Tem elasticidade e brilho, porém "arma" com facilidade, não é macio, crescimento mensal não é alterado.
Um cabelo danificado: É opaco, assume uma textura estranha e você simplesmente não consegue sair de casa sem uma finalização. Áspero, tem bastante pontas duplas, e muitas vezes estas pontinhas se "esfarelam" nas roupas. O crescimento mensal normalmente não é alterado.
Um cabelo severamente danificado: É, basicamente, um cabelo com corte químico. Sem elasticidade, ao pentear vários fios se partem, sem resistência. Sua fibra foi comprometida e quem está nesse estágio, muito provavelmente está desesperado. Muitas vezes o crescimento mensal sofre alterações.
Já conseguiu se enquadrar? Ótimo, vamos agora montar seu cronograma!
Fase 4: Cabelos saudáveis - Ficarão apenas na fase da manutenção. A palavra de ordem é: Hidratar! Primeira semana: Hidratação, Hidratação. Segunda semana: Apenas lavar e condicionar normalmente. Terceira semana: Hidratação, Nutrição. Quarta semana: Hidratação, Reconstrução. Quinta semana: Lavar e condicionar normalmente. Geralmente, cabelos nesse estágio são virgens ou já vem de uma rotina de cuidados. É importante que você continue usando produtos de qualidade para manter seu cabelo nesse estado.
Fase 3: Cabelos levemente danificados - Normalmente são fios que sofreram algum procedimento químico leve pela primeira vez, como selagem, progressiva (sem formol) ou descoloração não-global. Primeira semana: Nutrição, Reconstrução (leve), Hidratação. Segunda semana: Hidratação, Nutrição, Hidratação. Terceira semana: Hidratação, Hidratação. Quarta semana: Lavar e condicionar normalmente.
Fase 2: Cabelos danificados - Está na hora de investir em um bom repositor de massa e em máscaras ricas em óleos para conferir a maleabilidade! Primeira semana: Reconstrução, Umectação, Hidratação. Segunda semana: Nutrição, Reconstrução, Nutrição. Terceira semana: Nutrição, Hidratação, Umectação. Quarta semana: Nutrição, Reconstrução. Quinta semana: Hidratação, Nutrição, Hidratação. Cabelos nesse estágio são os que passam por descolorações globais, progressivas recorrentes (contendo ou não formol), são pintados com tintas que contém amônia, ou seja, sofrem procedimentos químicos frequentemente, além de danos externos como praia, sol, piscina e o constante uso de ferramentas de calor.
Fase 1: Cabelos severamente danificados - Será inevitável perder alguns centímetros do seu cabelo, mas não se assuste, ainda há chances de contornar a situação. Esqueça as outras etapas! Foque na reconstrução. Primeira semana: Reconstrução, Reconstrução, Reconstrução. Segunda semana: Reconstrução, Reconstrução, Nutrição. Terceira semana: Reconstrução, Reconstrução, Umectação. Essa fase do cronograma é curta, pois não deverá durar muito - mas, se seu cabelo ainda estiver nessas condições, siga repetindo as etapas. Assim que ele "melhorar" você deverá trocar de fase, passando para cabelos danificados, e assim sucessivamente. Se houver alteração no crescimento mensal é aconselhado procurar um dermatologista o mais cedo possível.
Observações: Se você lava o cabelo mais do que três vezes por semana pode escolher complementar o tratamento ou apenas lavar e condicionar normalmente, e é importante que você use produtos de boa qualidade para isso. Ao fim de cada ciclo você deve recomeçar ou trocar de fase, criando assim uma rotina. Nutrições podem ser substituídas por Umectações, mas Umectações não devem ser trocadas por Nutrições.
Então foi esse o post de hoje, e espero que vocês consigam adaptar o cronograma às necessidades de vocês e fiquem felizes com o resultado!
Até semana que vem.